Da família das rosáceas, a pêra, usada na antiga Grécia para o tratamento de náuseas, é composta de fibras dietéticas e vitamina C, as quais, na sua maioria, estão contidas na casca do fruto.
A pêra tem também a característica singular de ser menos alergénica que a maioria dos outros frutos, pelo que, costuma ser dos primeiros sumos a dar a crianças. Temos em Portugal uma grande variedade deste suculento fruto, desde a pêra pérola (o nome identifica a forma), pêra rocha (o nome identifica a sua grande capacidade de conservação), a pêra engana-rapazes (o nome identifica a característica ilusória), entre outras.
Na Quinta temos as variedades supra descritas e também outras, que neste momento aguardam catalogação.
Quinta que se dedica à produção de frutícolas, hortícolas e animais de criação em regime de produção natural, sem uso de pesticidas ou outros químicos, seguindo regras de permacultura.
segunda-feira, 30 de julho de 2012
sábado, 28 de julho de 2012
A Romã, ao longo dos tempos, teve múltiplas interpretações, desde ser conhecida pela árvore da deusa Afrodite para os Gregos, para simbolizar a fertilidade da terra prometida para o povo judeu e tendo características medicinais para o povo árabe (donde originou a nossa característica derivação de denominação do fruto, do rumman arabe para o Romã português, e não pomegrenade, como nos restantes povos europeus).
Estudos mostram que o seu consumo pode levar a reduzir os riscos de doenças do coração, tendo os seus extractos um efeito anti-bacteriano na placa dentária.
As romãs da fotografia vão-se desenvolver gradualmente pelo verão adentro, até atingirem a sua plenitude no outono.
Estudos mostram que o seu consumo pode levar a reduzir os riscos de doenças do coração, tendo os seus extractos um efeito anti-bacteriano na placa dentária.
As romãs da fotografia vão-se desenvolver gradualmente pelo verão adentro, até atingirem a sua plenitude no outono.
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Família em movimento
segunda-feira, 23 de julho de 2012
Olha a Bela Ameixa!!
Belas ameixas em contraste, da família das rosáceas. Em termos medicinais, devido ao alto teor de pectina, a ameixa é laxativa. Atribuem-lhe qualidades de desobstruente do fígado, depurativa do sangue e desintoxicante do aparelho digestivo. É impossível resistir-lhe conhecendo o seu sabor quando madura!
Abraço perfumado
E aqui está mais um produto fantástico da Quinta dos Sabores: Abraços de Poejo. O Poejo, ou Pennyroyal para os nativos da língua inglesa, é utilizado na culinária, como produto medicinal ou simplesmente em infusão. Os chás de poejo têm efeitos calmantes para o estômago, carminativas e emenagogas. O óleo essencial de poejo não deve ser ingerido, mas sim usado em aromaterapia, onde tem efeitos anti-espásmicos e expectorantes (tosses, bronquite e asma) e anti-septico das vias respiratórias (gripes e constipações).
E estas são reluzentes cerejas que compõem a Quinta dos Sabores. Em termos químicos têm um alto valor antioxidante, permitindo inibir a oxidação de outras moléculas. A acção antioxidante impede a criação de radicais livres, que são emitidos no processo de oxidação e que dão inicio a reacções em cadeia a nível celular, levando à alteração e morte das células. E como as conversas são como as cerejas, é impossível de parar quando se começa, não se esqueçam de comer muita cereja!
Solanácea
Maio é realmente o mês das flores. Estas são da singela batata, que é da família das solanáceas, originária da América do Sul. O cosmopolitismo da Quinta dos Sabores continua a crescer!!
domingo, 22 de julho de 2012
sábado, 21 de julho de 2012
E apresento-vos a galinha mais fashion da Quinta dos Sabores, de nome Maria Teresa da Bochecha Azul Turquesa! Pelo que descobri tem nos seus antepassados galinhas de raça Silkie Japonesa, galinha que tem uma plumagem fora do vulgar, a qual se assemelha a seda pelo toque. Descobri posteriormente que é excelente a chocadeira e cuida de forma extremosa a sua prole.
Uma visitante inesperada na Quinta dos Sabores, uma bela pata-real, ou, mallard duck para os nativos da língua inglesa, é um antepassado da maioria das raças de patos da actualidade. Durante a época da postura, a fêmea põe metade do seu peso em ovos, o que é de facto espantoso.. não admira que o meu contingente de rãs tivesse diminuído abruptamente em poucos dias..
sexta-feira, 20 de julho de 2012
E em Maio chegaram as Galinhas-da-Índia. Fantástico animal que vive em bandos muito organizados, em que o líder vigia, enquanto os seus companheiro se alimentam, só começando a alimentar-se quando se certifica que não há perigo. Outros atributos que se conhece é a sua alimentação à base de pequenos insectos que, se não controlados, podem constituir pragas para as fruteiras da Quinta dos Sabores. Bem vindas!!
Nova delícia da Quinta dos Sabores: Sinfonia de Azeitonas. Composto por azeitonas das variedades Cordovil e Galega. A variedade Cordovil é utilizada para conserva, mas apresenta também óptimos rendimentos na produção de azeite, sendo o azeite que resulta desta azeitona muito fino, com frutado intenso e característico levemente picante. A variedade Galega também pode ser utilizada para conserva ou para a produção de Azeite, sendo certo que o azeite que se obtém é doce e suave com um aroma de maça.
Ninho dos mais recentes habitantes da Quinta dos Sabores: Rabirruivos. São pequenas aves que, como o próprio nome indica, têm a cauda ruiva, tendo um comportamento característico de oscilação contínua da cauda quando pousados nos telhados e muros, e têm uma vocalização clara e chilrear inconfundível. Para além disso é uma ave insectívora, o que a torna um excelente auxiliar no combate a eventuais pragas que ataquem a Quinta dos Sabores. Sejam muito bem vindos!!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)